Oferecimento: Tipografia Virtual


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eleição Clube dos 13


Este é meu primeiro post neste blog que acabo de ser nomeado co-fundador. Assim,qualquer crítica falar diretamente com o Álvaro Cunha, pois terá mais propriedade para resolução. Os elogios podem postar a minha pessoa, obviamente.
A idéia surgiu durante algumas conversas de bar. E o intuito é que a linguagem, franqueza e discussões levem este tom descontraído.Sou fánatico por futebol e torcedor do São Paulo. Exatamente nesta ordem.
Após esta pequena apresentação, vamos ao que interessa!


Hoje tivemos a eleição do Clube dos 13, onde temos as 20 maiores equipes do futebol brasileiro filiadas (sim 20, e não 13 e são elas: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Guarani, Internacional, Palmeiras, Portuguesa, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória).Um grande alvoroço foi gerado em torno desta eleição pois a 14 anos esta entidade tinha somente 1 concorrente a presidência, Fábio Koff, que este ano teve uma chapa opositora.

Se olharmos pelo lado democrático, poderíamos dizer que isto somente traria benefícios a esta entidae e aos clubes filiados.
O grande porém é que a chapa opositora, que tinha como Kleber Leite seu representante, era apoiada pelo intocável Ricardo Teixeira (a 21 anos presidente da CBF). Nada contra o presidente da CBF e as acusações de nepotismo na entidade, importação irregular de equipamentos, assinatura de contratos lesivos ao futebol brasileiro, entre outros (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Teixeira); porém a idéia da existência do Clube dos 13 é exatamente fazer frente a CBF e dar força aos clubes brasileiros para que negociem direito de imagem, prezem pelo estatuto do torcedor, regularizem o calendário, e outros benefícios, uma vez que o que move o país do futebol são os clubes e seus torcedores!

Antes da votação ocorrida na tarde de hoje, manchetes mostravam que algusn times que antes apoiavam Fabio Koff, mudaram de lado após chantagens e benefícios (O Botofogo somente teria seu empréstimo liberado se votasse em Kleber Leite. O Corinthians teve parte de seus direitos de imagem pagos antecipados, para votar em Kleber Leite.) Tivemos também alguns indecisos, que em cima da hora, mudaram de voto, certamente por benefícios ou pura chantagem. Tivemos também prejudicados como o São Paulo, por ser vice da chapa de Fabio Koff, que teve seu projeto do Morumbi, após elogios da FIFA, reprovação do....ah! Ricardo Teixeira!!! E a presidente do Flamengo, que está desempenhando um ótimo trabalho, pressionada para mudar de lado, e coerentemente, não mudou.

O resultado foi vitória de Fabio Koff por 12 votos a 8 (http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1566140-9825,00-KOFF+E+REELEITO+PRESIDENTE+DO+CLUBE+DOS.html.

Minha opinião é a seguite: não tenho nada contra o Kleber Leite, e acho importantíssimo termos oposição, em qualquer entidade ou agremiação. Acho errado qualquer pessoa/grupo ficar 14 anos presidindo uma entidade. Mas o pior cenário, neste enredo, seria termos o Clube dos 13 com "rabo preso" a CBF, que em 21 anos não mudou nada o futebol brasileiro, e toma suas ações visando politicagem com redes transmissoras, patrocinadores, não vendo que metade das agremiações filidas a ela estão com dívidas e não sendo beneficiadas com o atual modelo de gestão do futebol brasileiro.
Resta agora ao "atual" presidente tomar medidas mais fortes e realmente tentar mudar este cenário. Fazendo concorrências do direito de transmissão, lutando pelos clubes menores da série B, C, Z, alterando algumas leis que prejudicam os clubes (Lei Pelé, por exemplo, digna de um próximo tópico), adequando o calendário brasileiro ao futebol mundial, entre outros.

Peço as opiniões dos leitores do Blog, assim como diferentes pontos de vista, uma vez que o que descrevi é o que consegui ler e entender sobre este assunto!

Abraços!

João Bayma

Um comentário:

  1. Muito bom João, você tem tino para a coisa. Bom, em relação ao Kleber Leite, ele não passa de um malandro, que junto com o sr. Edmundo Santos Silva, quase acabaram com o Flamengo. As dívidas que os dois contraíram, até hoje não param de crescer. Ruim com Koff, mas melhor sem o Leite.

    ResponderExcluir